domingo, 6 de maio de 2012

NOVAS REGRAS DA CADERNETA DE POUPANÇA


ESTÍMULO A CONCORRÊNCIA

Diário Oficial publica MP que altera regras para novos depósitos na caderneta de poupança


Agência Brasil - 04/05/2012 - 11h17

O Diário Oficial da União publica sexta-feira (4/5) a medida provisória que altera as regras da poupança. As novas regras passam a valer para os depósitos feitos a partir de hoje.

De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma das preocupações do governo foi o efeito que a manutenção de ganho fixo da poupança teria sobre os fundos de investimento que pagam índices próximos ao da Selic. Sem a mudança, segundo ele, haveria migração de recursos dos fundos para a poupança.De acordo com as medidas, o rendimento mensal do dinheiro depositado em poupança será equivalente a 70% da taxa básica de juros mais a variação da TR (Taxa Referencial). Isso quando a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menor. Se a taxa for maior que 8,5%, o rendimento continuará sendo de 0,5% ao mês mais a variação da TR.
A mudança na remuneração da poupança vai permitir que o governo continue a baixar os juros sem que os grandes investidores se sintam estimulados a migrar para a poupança e deixem de comprar títulos públicos. Também ampliará o alcance da política monetária, à medida que os aplicadores se sentirão estimulados a guardar dinheiro na poupança quando o BC aumenta os juros básicos e a gastar recursos da caderneta em momentos de queda da Selic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário